terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Alunos ilustram cartões de Natal virtuais da RAC

Alunos da escola Newton Pimenta Neves, vencedores de concurso, usaram jornal e criatividade para os trabalhos

Lilian de Souza

Yolanda Soldatti com Alícia Moraes (à frente), Beatriz de Carvalho e Matheus Labadessa, autores dos cartões selecionados
(Foto: Estevam Scuoteguazza/AAN)
Representar em um desenho o espírito de Natal. Com esse sentimento, muitas cores, criatividade e utilizando-se das edições do jornal Correio Popular lidas em sala de aula para customização, três alunos da Escola Estadual Newton Pimenta Neves, de Campinas, criaram as ilustrações que estampam os cartões virtuais de natal do Grupo RAC. Os desenhos de Alícia Cristina Moraes, Beatriz Uliana de Carvalho e Matheus Fornazzare Labadessa, todos adolescentes de 12 anos, foram criados nas oficinas da 20ª Exposição de Mídia Impressa, que o projeto Correio Escola  realizou em outubro no Centro de Convivência Cultural.

Os desenhos dos três foram selecionados dentre os produzidos pelos alunos que visitaram a mostra e puderam participar das oficinas de artes disponíveis no projeto, para ilustrar os cartões virtuais que serão usados pelos funcionários do grupo e pelos participantes do projeto, por meio do site www.cosmo.com.br, na seção Correio Escola.

Neste ano, além de possibilitar aos alunos e professores de escolas públicas e privadas o uso de jornais na sala de aula, o Correio Escola promoveu atividades como o preparo de professores para a visita à Bienal de São Paulo. Além disso, o projeto oferece, todos os anos, um curso de extensão a educadores das redes públicas e particulares para que adquiram subsídios para trabalhar com os textos jornalísticos durante as aulas. Todos os cerca de 70 professores participantes a cada ano recebem, de segunda a sexta-feira, cinco exemplares diários do Correio para trabalhar com os alunos. O projeto é totalmente gratuito.

Para a professora de língua portuguesa Yolanda Soldatti, do Newton Pimenta Neves, as atividades com jornais possibilitam aos alunos adquirir conhecimentos gerais e desenvolver novas formas de expressão, como o caso da atividade que deu origem aos desenhos dos cartões de Natal. “A literatura e a as artes sempre caminharam juntas. Por isso, enquanto manuseiam os jornais, seja para leitura, seja para construir uma ilustração, os alunos conhecem novas formas de expressão. É um estímulo para que conheçam e usem todos os seus talentos”, afirma a professora.

A estudante Beatriz conta que sempre considerou os jornais importantes para as aulas e, por isso, queria que seu desenho fosse um dos selecionados. Para a garota, a atividade serviu como reconhecimento. “Eu me esforcei bastante para desenvolver a ilustração, queria ser selecionada, sabia que tinha feito um bom trabalho”, disse. Seu colega Matheus Fornazzare Labadessa conta que a utilização dos jornais na produção foi uma forma de inovar um antigo hábito. “Eu faço cartões de Natal todos os anos e acho que, com a aplicação do jornal, ficou ainda mais bonito”, afirma. A aluna Alícia, que também teve um de seus trabalhos selecionados, conta que a ideia surgiu durante as aulas. “Quando eu via as palavras no jornal, em diferentes formatos e cores, pensei que poderiam ser usadas para formar uma ilustração.”

Notícia publicada no Jornal Correio Popular no dia 12/12/2010.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E ANO NOVO! Essa turminha tem talento!



Jornal Correio Popular (12/12/2010)

Vencedores do concurso de cartões de natal do Jornal Correio Popular

Alícia(6ªB),Beatriz(6ªC) e Matheus(6ªD), foram os vencedores do concurso de cartões de natal do grupo RAC. Os trabalhos foram criados durante a exposição realizada em outubro no Centro de |Convivência Cultural
pelo projeto Correio Escola do Jornal Correio Popular.
Vocês, meus queridos, dão orgulho para a  nossa escola , para os pais e nossa comunidade pois demonstram que realmente conhecem novas formas de expressões e usaram o talento de vocês para que pudessem fazer tão lindos desenhos. Continuem sempre com essa dedicação e certamente terão um futuro brilhante! Beijos da Dona Iolanda que ama muito vocês!